sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Pensamentos confusos!


Gosto de dormir, mas não gosto de ir dormir. Tanta coisa para se pensar em tão pouco tempo. Pensar é um dom e uma maldição. Pensar é essencial e com certeza você já pensou nisso. Mas o que a gente pensa o tempo todo? O que a gente gosta de pensar? E o que não gosta? E porque tem horas que pensar é tão sombrio?Podemos controlar os pensamentos. Podemos pensar o que quisermos, ou simplesmente parar de pensar. É fácil, mas também é difícil. É questão de criatividade, mas é questão de disciplina. Algumas horas temos mais de um do que de outro. Eu gostaria de ter os dois o tempo todo.Ter criatividade é muito bom... Criar é algo bom. Agora, criar coisas boas nem sempre é tão fácil. Sem falar que, depois de criado, mesmo que seja bom, se perde o controle da criação. Acho que com os pensamentos também. Você pode pensar, mas depois disso, seus pensamentos seguem sozinhos e nem sempre vão aonde você gostaria que fossem.Acho que isso sugeriu muita coisa aos grandes filósofos... Talvez não passemos de idéias pensadas que passaram a ter seus próprios pensamentos. Será que isso pode acontecer conosco? Acredito que aconteça. Nem sempre percebemos, mas mesmo o imaginário muitas vezes se torna real a nossa frente.E realidade não é muito mais do que uma idéia, um conceito. Por isso que pensar pode ser um fardo, quando não se controla o pensamento. Controle, outra ilusão. E quando mais baixa nossa guarda, menor nosso controle. Por isso que a maioria de nós não gosta de pensar...Quem me dera pensar só em coisas boas. Pensar coisas boas é como um sonho... E sonhar é a melhor coisa que existe... Sonhar é pensar sem controle, é o pensamento livre. Livre da realidade dos sentidos. Talvez limitado pela memória, mas eu duvido, acho que está mais para rebuscado por ela. Por isso que dormir é bom, mas antes do dormir, nem sempre podemos sonhar acordados... Aí está o problema. Não pense nisso.

0 reflexões sobre o texto: